Realizar busca
- 11/03/2019 - 08:45
Veja como encontrar os melhores fundos de investimentos do Brasil

Um levantamento feito pelo site Mais Retorno revela que os 30 maiores fundos do país, em número de cotistas, tiveram rentabilidade de apenas 95% do CDI em 2018. Todos os 30 fundos são administrados pelos maiores bancos do Brasil. O baixo desempenho deles deixa claro que é preciso pesquisar e analisar os fundos antes aplicar seu dinheiro.

“Entregar o CDI é o mínimo que os fundos, principalmente os de renda fixa, têm de fazer. O problema é que muitos têm taxas de administração alta e por isso o retorno acaba sendo mais baixo”, afirma o economista Felipe Medeiros, fundador do Mais Retorno.

O economista ressalta que, atualmente, é possível encontrar fundos das mais variadas classes de ativos com retornos acima do CDI. E o mais importante: a maioria deles está acessível para qualquer investidor por meio de plataformas abertas de investimentos, como a da XP Investimentos.

Como encontrar os melhores fundos

Um levantamento do Mais Retorno revela que os melhores fundos de renda fixa, por exemplo, tiveram rentabilidade entre 113,55% e 141,83% do CDI no ano passado. Para facilitar a vida do investidor, o site Mais Retorno tem hoje uma plataforma que permite buscar e comparar os mais de 30 mil fundos (abertos e fechados) existentes hoje no país de maneira totalmente gratuita.  

Fazendo uma comparação na plataforma entre um dos fundos de renda fixa com melhor desempenho do Brasil, o Sparta Debêntures, e o fundo de renda fixa com maior número de cotistas, é possível ver que o desempenho do Sparta é muito superior.

Nome do Fundo Categoria Rentabilidade 2018 Rentabilidade 2019*
Sparta Debêntures Incentivadas FIC FI RF CP Renda Fixa Duração Livre Crédito Livre 9,07% 1,24%
Fundo com maior cotistas Renda Fixa Simples 4,84% 0,73%

O melhor fundo multimercado

Para o investidor de perfil mais moderado, os fundos multimercados podem ser uma boa escolha. Em 2018, os fundos dessa classe bateram recorde de captação pelo segundo ano seguido, chegando a R$ 94,9 bilhões.

Na plataforma da Mais Retorno é possível comparar um dos fundos com melhor desempenho em 2018, o Mapfre Inversion, e um fundo com maior número de cotistas. Confira os dados abaixo:

Nome do Fundo Categoria Anbima Rentabilidade 2018 Rentabilidade 2019*
Mapfre Inversion FIM Multimercado Macro 17,71% 4,64%
Fundo de grande banco Multimercado Macro 9,63% 1,66%

“O nosso objetivo é traduzir as informações mais relevantes para que o investidor possa fazer a melhor escolha possível”, afirma Medeiros. O site Mais Retorno também disponibiliza um chat online, por meio do qual o investidor pode tirar todas as suas dúvidas. Há ainda uma série de artigos e e-books totalmente gratuitos e um curso ofertado pelo Mais Retorno para quem quer aprender mais sobre o mercado de fundos.

 

Fonte: InfoMoney

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​