Realizar busca
- 25/02/2017 - 11:26
Túnel será construído na Parangaba

A construção está prevista dentro do pacote de obras do Corredor Expresso Parangaba/Papicu

Os motoristas que trafegam no cruzamento da Avenida Silas Munguba com Rua Germano Franck, no bairro Parangaba, devem ganhar um alívio no trânsito intenso da região. A Prefeitura de Fortaleza anunciou que vai construir, no segundo semestre deste ano, um túnel entre as vias com o objetivo de reduzir o fluxo de veículos e descongestionar o tráfego na região.A medida também visa resolver problemas relacionados à entrada e saída de ônibus no Terminal da Parangaba. Durante o mesmo período, o município deve começar obras de um novo corredor de ônibus ligando este terminal ao do Conjunto Ceará.

Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), a construção do túnel está prevista dentro do pacote de obras do Corredor Expresso Parangaba/Papicu. O projeto inicial previa a construção de um elevado sobre as duas avenidas. Porém, por se tratar de uma região com o lençol freático favorável para esse tipo de estrutura e considerando o alto número de desapropriações na primeira concepção, optou-se por adaptar o projeto e construir um túnel no cruzamento entre as duas vias.

Outra ações estão no cronograma municipal para mobilidade. Segundo o prefeito Roberto Cláudio, o Terminal do Siqueira também receberá intervenção prevista para iniciar em abril. Será criado um acesso ao equipamento por meio de uma via alternativa, além da mudança no tempo do semáforo, facilitando a entrada e saída de ônibus, principalmente, nos horários de pico. O projeto, de acordo com o gestor municipal, já está em desenvolvimento pela Pasta.

Terminal de Messejana

Ainda na manhã de ontem, Roberto Cláudio anunciou a antecipação do prazo de entrega do Terminal de Messejana para novembro deste ano. “Viemos visitar as obras do Terminal da Messejana e aproveito para compartilhar a novidade da antecipação do prazo. É importante que a gente explique à população que esse será o maior, mais bem estruturado e moderno terminal da cidade, possibilitando mais conforto. O prazo inicial era de dezembro, vamos entregar em novembro”, declarou o gestor.

De acordo com a Seinf, o início da obra do novo espaço aconteceu no dia 27 de julho de 2016, com a construção do terminal temporário. Em janeiro deste ano, o espaço foi liberado junto do inicio da operação de veículos. O novo equipamento está com 13% de obras executadas.

O projeto do Terminal de Messejana será modelo para novas ações de infraestrutura da cidade. Além do espaço já existente, o equipamento vai ganhar 70% a mais de área que o antigo e trará mais conforto e comodidade aos fortalezenses.

Acesso especial

No novo equipamento será ofertado serviços de Wi-Fi, televisões, bicicletas compartilhadas, área de acessibilidade, estações separadas para ônibus padrões e BRTs, além de acesso especial para ônibus sanfonado.

Outra novidade para quem reside no entorno do Terminal de Messejana será a entrega de uma praça, entre o equipamento e a central de serviços Vapt-Vupt. O local, que antes servia como terreno acumulador de lixo, agora acolherá a população, com área de convivência e instalação de comércios.

Ação complementar, a obra da Avenida Aguanambi, tem previsão de entrega para dezembro de 2017, possibilitando a completa operação de corredor exclusivo que ligará o Terminal da Messejana até o Centro, com aproximadamente 12 quilômetros de BRT (da sigla em inglês Bus Rapid Transit).

Reaproveitamento

Com a demolição do antigo terminal, 100% dos resíduos sólidos serão reaproveitados, com a separação do concreto do aço, sendo utilizado como base e sub-base para o novo piso do local. Ao todo, foram gerados, aproximadamente, 736m³ de entulhos de demolição, entre concreto e ferragens.

Parte do material coletado foi destinado a uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil e demolição. Após passar pelo processo de reciclagem, o entulho se tornou Brita Graduada Simples (BGS Reciclada). O material obtido pela reutilização será implementado nas camadas de base e sub-base das plataformas e pavimentação do novo terminal.

Reciclagem

736m³ de entulhos de demolição, entre concreto e ferragens foram gerados na obra de reforma do Terminal de Messejana. O material será reciclado.

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/tunel-sera-construido-na-parangaba-1.1711389

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​