Realizar busca
- 31/03/2017 - 17:25
Seminário Ecobrasil abordará benefícios da contabilidade ambiental para gestão portuária

Criar uma base de dados confiável com informações relacionadas à gestão ambiental é um dos desafios do setor portuário para os próximos anos. O tema passa pela necessidade de os gestores portuários evidenciarem impactos das ações junto ao meio ambiente, seja em situações de investimentos para prevenção e melhor uso de recursos ambientais, seja para demonstração de passivos ambientais e mensuração de resultados de ações de sustentabilidade. Para o diretor da Master Consultores, Nilton de Araújo, a contabilidade ambiental é um assunto recente e ainda pouco discutido no setor. 

Ele observa que muitas empresas utilizam relatórios de sustentabilidade como ‘vitrines’, mas não têm dados concretos bem consolidados. Araújo acrescenta que conseguir extrair da contabilidade das empresas informações sociais é algo ainda muito pouco usual no Brasil. Em contrapartida, o diretor da Master Consultores ressalta que existem iniciativas positivas e cita o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) criado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) como exemplo de padrão de comparabilidade.

“Daqui a cinco anos, aquela empresa que preencher esses relatórios criados pela Antaq de maneira consistente e frequente nesse período permitirá a qualquer um que pegar esses índices criar um ponto de comparabilidade dentro da própria empresa”, explica Araújo, que será um dos palestrantes do 13º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente (Ecobrasil 2017). O evento, que acontece nos dias 4 e 5 de maio, no Rio de Janeiro, é organizado pela Revista Portos e Navios e tem a coordenação técnica de Heitor Ciuffo, da Cisporto Consultoria.

A Master, que atua há quase 20 anos, criou há três anos uma unidade de negócios para auxiliar o mercado com as necessidades de demonstrar suas ações de sustentabilidade e meio ambiente com o uso da “ciência contábil”. A empresa Contabilidade Ambiental abrange registros e controles de informações da empresa que afetam o meio ambiente, funcionando como um registro do patrimônio ambiental e resultados da exploração ambiental expressos monetariamente.

Serviço:

Evento: 13º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente (Ecobrasil 2017)
Data: 4 e 5 de maio de 2017
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Informações: 2283-1407 / ecobrasil@portosenavios.com.br
Site: www.portosenavios.com.br/ecobrasil-2017

Clique aqui e faça download da programação do evento.

(Da Redação)

Fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/38182-ecobrasil-2017-abordara-beneficios-da-contabilidade-ambiental-para-gestao-portuaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​