Realizar busca
- 01/10/2018 - 08:46
Restam três meses para aposentadoria vantajosa

São Paulo. Os segurados do INSS têm, desde ontem (30), exatos três meses para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição com a soma 85/95, evitando, assim, o desconto do fator previdenciário. Em 31 de dezembro, uma mudança na regra tornará mais difícil o acesso ao benefício integral e, considerando os planos do atual governo e da maioria dos candidatos ao Planalto, o cálculo vantajoso aos aposentados poderá deixar de existir em 2019.

Até 30 de dezembro, recebe o benefício integral o trabalhador cuja soma da idade ao tempo de contribuição resulta em 85, se mulher, e em 95, se homem. Após essa data, a soma exigida sobe um ponto para ambos: a regra passa a ser 86/96.

A alteração prevista em lei também estabelece uma progressão para esse cálculo: a soma avança um ponto a cada dois anos. Em 31 de dezembro de 2026, estaciona em 90, para mulheres, e 100, para homens.

A progressão do 85/95 não deverá chegar tão longe. Na semana passada, o presidente Michel Temer disse que pretende desengavetar a reforma da Previdência após as eleições. A proposta de Temer acaba com o 85/95 e reforma estabelece uma idade mínima para aposentadoria. A manutenção do 85/95 também não está entre as propostas dos principais presidenciáveis.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​