Realizar busca
- 13/04/2018 - 08:26
Projetos para melhoria da mobilidade urbana são debatidos na CPNatal

Parceira do maior evento de tecnologia já realizado no estado, a Prefeitura do Natal terá participação efetiva durante os dias de troca de experiências e conhecimento. Nesta quinta-feira, haverá a exposição do painel “Inovação é nossa praia: Natal, Cidade Inteligente e Humana”, com participação de Newton Filho, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), e Frederico Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para mediar a discussão, que ocorrerá das 15h às 15h45 no palco principal do evento, estará Irani Santos, da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla).

Outro tema que será debatido nesta quinta tem relação com cultura popular e tecnologia. O workshop “Zoada dos bilros e a Tecnologia da informação – Uma aplicação lógica”, apresentará ao ‘campuseiro’ a tradicional renda dos bilros, artesanato de importância histórica realizado na Vila de Ponta Negra de Natal. A arte dos Bilros está interligada a Tecnologia através da matemática Ada Lovelace, que desenvolveu o primeiro algoritmo processado por uma máquina, gerando uma das bases para a lógica de programação utilizada nos dias de atuais no desenvolvimento de software, como também o cartão perfurado, mecanismo utilizado pela renda dos bilros e pela computação.

Para participar da discussão, estarão Eliudson Raphael e Henrique Duarte, da Secretaria Municipal de Educação (SME), as rendeiras de Bilro da Vila de Ponta Negra Renata Deniz, Fátima Cristiano, Sônia Silva, Maria Segunda, Myrian Lima, Luana Barbosa e Maria de Lourdes.

Já na sexta-feira (13), das 18h às 20h, a mobilidade urbana estará em destaque. O workshop “Inovação em mobilidade urbana” vai trabalhar com  dois temas de inovação, onde se discutirá o uso da tecnologia como ferramenta para melhoria dos deslocamentos urbanos: os Dados Abertos, que trata sobre a exposição de informações do transporte público como base para o desenvolvimento de ferramentas de planejamento e operação do transporte, com a apresentação do caso do processo de abertura de dados do transporte público de Natal e o processo de utilização desses dados no desenvolvimento de apps; e o Videomonitoramento, demonstrando como ocorre a utilização das câmeras de monitoramento no planejamento da mobilidade, apresentando o desenvolvimento de app que permite o acesso dos usuários ao sistema, assim como a demonstração do processo de desenvolvimento de sincronismos semafórico com a utilização de dados do google transit.

Nesse workshop, os expositores serão Walter Pedro da Silva (STTU), Nicholas A. Mazukievisky da Silva Paiva (Conciso TI), João Vianei Tenório (Conciso TI), André Luís C. de Felippe (Conciso TI), Rafael Aquino T. dos Anjos (SERTEL), Daniel Sammy dos Santos (SERTEL), Caio Fernandes Araújo (SERTEL) e Daniel Pinto de Lima (SERTEL).

Além dessas discussões, a Prefeitura do Natal estará com estande expondo ações do Executivo na área de tecnologia, e também terá outras atrações, como o Desafio do Robô, atividade realizada com professores e alunos da rede pública municipal.

Confira programação completa da participação da Prefeitura na CPNatal:

Data: 12/04/2018

Painel “Inovação é nossa praia: Natal, Cidade Inteligente e Humana”

Expositores: Newton Filho (STTU/PMN) e Frederico Lopes (UFRN)

Mediadora: Irani Santos (SEMPLA/PMN)

Local: Palco principal do evento

Horário: 15h às 15h45 

Data: 12/04/2018 

Workshop “Zoada dos bilros e a Tecnologia de Informação – Uma aplicação lógica”

Expositores: Eliudson Raphael (SME/PMN), Henrique Duarte (SME/PMN) e Rendeiras de Bilro da Vila de Ponta Negra – Renata Deniz, Fátima Cristiano, Sônia Silva, Maria Segunda, Myrian Lima, Luana Barbosa e Maria de Lourdes

Local: Workshop Coders & Makers

Horário: 18h às 20h 

Data: 13/04/2018

Workshop “Inovação em mobilidade urbana”

Expositores: Walter Pedro da Silva (STTU/PMN), Nicholas A. Mazukievisky da Silva Paiva (Conciso TI), João Vianei Tenório (Conciso TI), André Luís C. de Felippe (Conciso TI), Rafael Aquino T. dos Anjos (SERTEL), Daniel Sammy dos Santos (SERTEL), Caio Fernandes Araújo (SERTEL) e Daniel Pinto de Lima (SERTEL)

Local: Workshop Multi

Horário: 18h às 20h  

Data: 12 a 14/04/2018

Estande da Prefeitura Municipal do Natal – Tema: Inovação é nossa praia: Natal, Cidade Inteligente e Humana.

Local: Open Campus (Área com acesso gratuito)

Horários: Dias 12 e 13/04, das 10h às 20h; e dia 14/04, das 10h às 19h

Ações: • Transmissão ao vivo da Web Rádio 156Natal; 

• Exposição dos trabalhos das secretarias municipais nas áreas de ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação (Secretarias de Planejamento, Mobilidade Urbana, Cultura e Turismo, entre outras), as quais disponibilizarão materiais informativos/brindes/kits, etc; 

• Credenciamento e coleta de informações – Parque Tecnológico Metrópole Digital (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); 

• Desafio do Robô – Atividades realizada com professores e alunos da rede pública municipal de ensino de Natal/RN. Proposta: As equipes projetam, montam, programam e testam Robôs autônomos usando a tecnologia LEGO® MINDSTORMS®. Os Robôs são projetados e programados pelos membros das equipes para executar tarefas ou missões durante partidas de 2min30seg em uma mesa de competição que reflete o tema do mundo real para a atual temporada. Os alunos dão asas à imaginação mostrando toda a sua capacidade criativa, além de estarem utilizando continuamente a lógica; 

• Exposição “Zoada dos bilros e a Tecnologia da informação – Uma aplicação lógica” (Rendeiras da Vila de Ponta Negra e Secretaria de Educação). Proposta: Apresentação sobre a tradicional renda dos bilros, artesanato de importância histórica realizado na Vila de Ponta Negra de Natal. A arte dos Bilros está interligada a Tecnologia através da matemática Ada Lovelace, que desenvolveu o primeiro algoritmo processado por uma máquina, gerando uma das bases para a lógica de programação utilizada nos dias de atuais no desenvolvimento de software, como também o cartão perfurado, mecanismo utilizado pela renda dos bilros e pela computação. 

Data: 11 a 14/04

Outras ações:

• Palestra: “Ao infinito e além” Palestrante: Gabe Gabrielle (NASA) – Engenheiro, educador e palestrante motivacional Público-alvo: Alunos da rede pública municipal de ensino Proposta: Na conversa com os estudantes da rede pública municipal de ensino, Gabe Gabrielle vai falar sobre a sua trajetória no programa espacial da NASA, apresentando fotos e vídeos. Gabrielle possui uma abordagem descontraída que desperta o interesse das crianças

Local: Escola Municipal 4º Centenário, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 295 – Petrópolis (prédio da Universidade Potiguar)

Horário: 8h; 

• Visitas de alunos de escolas da rede pública municipal de ensino a Open Campus.

 

 

Fonte: Tribuna do Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​