Realizar busca
- 01/03/2017 - 23:36
Maranhão estuda exportação de carne frigorificada

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, recebeu João Carlos Parkinson de Castro, coordenador-geral de Assuntos Econômicos da América do Sul, que teve reunião com a equipe técnica da empresa e conheceu o Porto do Itaqui. Castro apresentou estudo que propõe realizar a exportação para os Estados Unidos de carne frigorificada conteneirizada produzida na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), transportada pela ferrovia Norte-Sul e escoada via Itaqui.

“Agora é hora de investir no contêiner, que representa o futuro”, afirmou Castro, ao destacar a vocação do Porto do Itaqui. Como funcionário do Ministério, ele se colocou na posição de apoiador do Governo do Estado para criar as condições favoráveis para o desenvolvimento desse projeto no Itaqui.

A Emap, como empresa pública integrante do Governo do Maranhão, entende que o contêiner abriga carga de alto valor agregado e de grande importância para diversos setores da economia brasileira. O potencial é significativo, sobretudo com a viabilização da movimentação de contêineres transportados por ferrovia. Neste sentido, a Emap tem empreendido esforços para encontrar parceiros e ampliar sua infraestrutura, de modo a elevar o movimento de contêineres no porto.

“Tivemos uma reunião muito produtiva em que o ministro apresentou o estudo e nossa equipe o informou sobre os projetos de ampliação de infraestrutura portuária que estão no plano de investimentos da Emap, entre os quais a adaptação do Pátio H para reefers (contêineres refrigerados) com instalação de tomadas. Esse pátio deve estar pronto para operação no segundo semestre deste ano”, afirma Ted Lago, presidente da Emap. “A VLI – operadora ferroviária – participante da reunião, também se mostrou interessada em viabilizar essa demanda regional por carne processada”, completou.

Fonte: https://portogente.com.br/noticias/portos-do-brasil/93985-porto-do-recife-preve-retomada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​