Realizar busca
- 20/05/2017 - 19:53
Inflação vai cair mais até agosto

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Tulio Maciel, considerou nessa sexta-feira (19) que ainda é cedo para avaliar os impactos da nova crise política na inflação e na atividade econômica. “O quadro de incertezas ainda é muito recente, não dá para fazer uma avaliação dessas implicações. É preciso aguardar um pouco mais”, disse Maciel, após apresentação do boletim regional do BC, em Fortaleza.

 

Durante a apresentação, Maciel havia afirmado que o processo desinflacionário é robusto e que o processo ainda deverá recuar a médio prazo.

O chefe do Departamento Econômico do BC disse que o índice de inflação deve “cair um pouco mais” até julho e agosto. “O processo desinflacionário é robusto e não se dá por um fator pontual ou passageiro”.

Também nessa sexta-feira, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse que “o trabalho nos últimos meses tem sido efetivo em conter a inflação e ancorar as expectativas”. Ele voltou a destacar que a inflação acumulada em 12 meses caiu de 10,7% em dezembro de 2015 para 4,1% em abril de 2017.

Além disso, Goldfajn citou que as expectativas de inflação apuradas pelo Relatório de Mercado Focus encontram-se em torno de 4,0% para 2017 e entre 4% e 4,5% para 2018 e horizontes mais distantes.

“Esse ambiente de inflação baixa e expectativas ancoradas nos torna menos vulneráveis aos impactos de choques. “Com expectativas de inflação ancoradas, o Comitê (de Política Monetária) pode se concentrar em evitar possíveis efeitos secundários de ajustes de preços relativos que possam ocorrer ao longo do tempo”, afirmou.

Inadimplência

Em relação à perspectiva de melhora do mercado de crédito no Brasil, Tulio Maciel afirmou que as taxas de inadimplência entre as famílias estão “muito bem comportadas”.

Sobre a atividade econômica, Maciel ressaltou que boa parte da recuperação se dá pelo lado da oferta, no agronegócio.

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/inflacao-vai-cair-mais-ate-agosto-1.1757448

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​