Realizar busca
- 26/04/2017 - 21:12
IBRE/FGV lança indicador mensal do comércio exterior

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV) divulgará mensalmente o Indicador do Comércio Exterior (Icomex). O índice, que será lançado nesta quarta-feira (26), trará diferentes recortes da balança comercial do Brasil. O objetivo é contribuir para a avaliação do nível de atividade econômica do país, por meio de análise aprofundada dos resultados das importações e exportações.

“O interesse é formar um grande debate sobre o crescimento da indústria de transformação e a importância do comércio exterior. O Icomex também é um subsídio a mais para a avaliação e acompanhamento melhor do desenvolvimento do PIB”, destacou Lia Valls, pesquisadora da área de economia aplicada do FGV/IBRE que integra a equipe responsável pelo indicador.De acordo com o IBRE/FGV, serão apresentadas informações sobre o desempenho de commodities e não commodities, separadamente, além de dados agregados dos principais tipos de indústria como a da transformação, a agropecuária e a extrativa. Também faz parte do relatório o resultado da balança comercial por categorias de uso: bens de capital e bens de consumo duráveis, não duráveis, semi duráveis e intermediários classificados por tipo de indústria.

Os dados são compatíveis com as contas nacionais e seguem a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os indicadores utilizam como base dados a partir de janeiro de 1997, e os índices apresentados foram calculados pelo método Fischer. “Como a pauta brasileira é composta 60% por commodities, achamos interessante fazer essa separação da cesta, com as principais exportadas pelo Brasil”, ressaltou a economista. Lia afirmou que a balança comercial está mais favorável, pois os preços das commodities no mercado internacional subiram e o volume de exportações de não commodities cresceu.

Fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/38491-ibre-fgv-lanca-indicador-mensal-do-comercio-exterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​