Realizar busca
- 10/10/2018 - 09:08
Equipe do World Trade Center elogia o projeto de sustentabilidade da sede do Sebrae Ceará

Único prédio do Nordeste a ter toda a sua área reconhecida pelo Selo “Prata” da Certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – um dos atestados ambientais de maior reconhecimento internacional –  o edifício-sede do Sebrae Ceará, em Fortaleza, recebeu, na última sexta-feira, 05/10, a visita do Diretor de Marketing e Comunicação do World Trade Center, Dara McQuillan, do produtor do documentário “16 Acres” (sobre a reconstrução do World Trade Center), Mike Marcucci, e do fotógrafo Joe Woolhead.

Juntos, eles vieram participar do InovaConstruir 2018 e aproveitar para retribuir a visita feita a eles, em Nova York, em novembro de 2017, pela equipe do Sebrae Ceará formada pelo Diretor de Administração e Finanças, Airton Gonçalves Junior, e pelo articulador da Unidade de Gestão Operacional, Carlos Viana Freire Júnior. Na época, durante o encontro na sede do próprio World Trade Center, a comitiva cearense, formada por representantes do Sinduscon/CE, FIEC e SEBRAE/CE, conheceu as inovações em sustentabilidade que nortearam a construção das novas torres gêmeas, substitutas das que foram derrubadas pelo atentado de 11 de setembro de 2001.

Na visita feita, agora, ao prédio do Sebrae Ceará, o objetivo do grupo de americanos foi avaliar como a edificação foi requalificada, como adaptou as contribuições fornecidas e o resultado alcançado. Acompanhados por Airton Gonçalves e Carlos Viana, juntamente com o Consultor Ávila Capibaribe, eles percorreram os sete andares e o subsolo do edifício, conhecendo iniciativas como a reciclagem de materiais, o bicicletário, o investimento em ambientes verdes e de convivência interna, a geração de energia a partir do uso de placas fotovoltaicas, o funcionamento do Ecopoint que tem beneficiado a comunidade, o novo sistema de refrigeração e a reutilização da água usada no jardim, além da criação de áreas externas com foco na população do entorno.   

Ficaram inteirados, também, sobre o trabalho do Sebrae junto aos pequenos negócios e que o próprio prédio é usado para disseminar o cuidado com o meio ambiente como diferencial agregador de valor para as micro e pequenas empresas locais.

Ao final, Dara McQuillan declarou-se agradavelmente surpreso. “Vocês estão fazendo um grande trabalho, aqui. É muito importante a forma como estão desenvolvendo uma quantidade tal de soluções sustentáveis e inovadoras que não vimos, ainda, em lugar nenhum”, ressaltou. “Considero simplesmente fantástico o trabalho de reciclagem que vocês estão fazendo. Não só pelos projetos existentes dentro do prédio, como aquelas ações que beneficiam os que vivem ao redor. Afinal, a missão do Sebrae pode ser as pequenas empresas, mas vocês estão, verdadeiramente, ajudando as pessoas ao redor”, ressaltou o diretor de Marketing e Comunicação do World Trade Center.

Já o produtor Mike Marcucci, cujo documentário acompanhou as dificuldades da construção das novas torres, avaliou como “muito importante” a forma como o Sebrae Ceará encontrou e desenvolveu soluções próprias para os seus desafios. “Sabemos que vocês estão lutando para mudar mentalidades e conceitos. Mas, o que eu acho fantástico é que, nesse processo, vocês estão aprendendo e ensinando, ao mesmo tempo. Inovando e agregando”. Já o fotógrafo Joe Woolhead, um dos que registraram o ataque às torres, declarou que “o Sebrae Ceará poderia se aprofundar na sua já bem-sucedida relação com a comunidade, realizandoeventos que promovam uma interação maior em prol da sustentabilidade”.

OS NÚMEROS POSITIVOS DA SUSTENTABILIDADE

-A utilização de lâmpadas de LEDgerou uma redução de 26% do consumo de energia, e uma redução de R$146 mil/ano na conta de luz.
-A estação de tratamento d´água, com capacidade para oito mil litros/dia, torneiras com temporizadores e mictórios secos, representaram economia de 88% da água anteriormente utilizada.
-Os jardins foram ampliados e a irrigação das plantas passou a ser feita por gotejamento, com redução de 55% e ainda usando água reciclada.
-Os breezes e a fachada anti calor diminuíram em até 54% a insolação, além de terem aumentado a luminosidade e o conforto visual, reduzindo a temperatura média de 28,5 graus para 25 graus C e a emissão de CO2 em 23%.
-A ozonização da água aboliu desinfetantes e similares.
-O mobiliário é de madeira certificada
-70% do lixo produzido é tratado, além de beneficiar mais de 1.000 famílias da vizinhança, com a captação, em um ano, de 46 toneladas de materiais recicláveis.

CURTAS

-O Sebrae Ceará está preparando para a próxima terça-feira, 16/10, a cerimônia de conclusão e certificação da 1ª Turma do Programa Sebrae–Trilha Liderar que acontece em Pindoretama, com a participação do empreendedor Marcelo Pimentel, fundador do Barney’s Burger.

-Está prevista para novembro a realização da etapa final de mais uma edição da Maratona Universitário Empreendedor. Ao todo, todas as quatro etapas já foram realizadas: no Cariri, em Quixadá e duas em Fortaleza. De cada etapa saíram três equipes semifinalistas. Assim, na final, 12 equipes vão estar disputando a oportunidade de terem a sua ideia participando de um processo de aceleração através do SebraeLAB, para que se tornem startups viáveis e rentáveis.

-As empresas que vão participar do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste começam a receber, a partir desta semana, as primeiras consultorias com foco no mercado internacional. O evento vai receber empresas dos segmentos de Alimentos e Bebidas (cachaça, doces, chocolates, sucos, água de coco); Orgânicos e Comércio Justo (café e chás, polpa de frutas, frutas, mel, própolis, castanha); Cosméticos (cremes de beleza e cremes nutritivos, perfumes e águas de colônia, loções tônicas cosméticos capilares e sabonetes) e Moda (infantil, praia, fitness e íntima). O XX Encontro Internacional de Negócios do Nordeste-EINNE 2018 acontece de 12 a 14 de novembro em Fortaleza,

-A cidade de Jaguaribe recebe a partir de amanhã e até 13 de outubro a II Potencializa Vale Jaguaribe Agroleite Ceará. A feira, em sua 3ª edição, contará com a realização de palestras e oficinas, concurso gastronômico, feira de negócios, exposição de artesanato, além do XIII Concurso de queijo coalho regional. O evento acontece das 18h às 23h na Av. 8 de novembro – Centro (em frente à rodoviária de Jaguaribe) e conta com o apoio da FIEC, Sindialimentos, Camaribe, Queijaribe, Faec, Senar e CDL Jaguaribe, e é uma realização da Prefeitura de Jaguaribe e do Sebrae.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​