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- 30/10/2019 - 07:00
Empresas que ajudam a combater a fome e a pobreza têm mais engajamento com os clientes

Oito em cada dez brasileiros dizem preferir empresas que apoiam causas, diz um estudo encomendado ao Instituto Ipsos pela consultoria Cause, ESPM e Instituto Ayrton Senna. Segundo a pesquisa, 77% dos entrevistados aceitam o marketing de causa ― que contribui para a melhoria do mundo. “Aderir a uma causa é, hoje, muito mais do que uma mera ação de marketing”, diz Maianí Machado, diretora de reputação corporativa da Ipsos.

A pesquisa foi realizada em setembro deste ano com 1.200 brasileiros de classe A, B e C. O resultado mostrou que as empresas precisam gerar impacto positivo na sociedade. As causas mais citadas entre os entrevistados foram: “combater a fome e a pobreza (79%), proporcionar água potável e saneamento básico para todos (69%) e oferecer educação e oportunidades de aprendizagem (63%)”, diz a pesquisa.

Os consumidores afirmaram que se sentem motivados a aderir também a causa se a ação for divulgada na mídia (71%); se o valor do produto não for aumentado (70%); a ação precisa ser alinhada aos valores da empresa (66%); ser conduzida por uma marca que o entrevistado confia (65%); ser apoiada por uma ONG reconhecida (59%); ser recomendada nas redes sociais (59%); beneficiar uma causa que seja importante ao entrevistado (58%); ser conduzida por uma marca que o entrevistado admira (51%); precisa ser recomendada por amigos/familiares (49%); precisa ser apoiada por uma pessoa famosa (37%).

Além disso, os entrevistados disseram que as marcas precisam impactar a cadeira de valor. Reduzindo o impacto ambiental (58%); promovendo campanhas de doações (39%); garantindo direitos de homem e mulher (33%); ter programas de diversidade e inclusão (30%).

Fonte: Globo

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