Realizar busca
- 29/05/2017 - 17:50
Contêiner vindo da Eslovênia chega em junho ao Porto de Suape

O primeiro contêiner saindo do Porto de Koper, na Eslovênia, chegará ao Porto de Suape até o final de junho Ele virá com 6 mil garrafas de vinho e aproximadamente mil unidades de azeite trufado. “Essa aproximação é fruto de uma negociação com o governo do Estado, Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD-Diper) e o Porto de Suape”, diz o cônsul da Eslovênia, Rainier Michael.

“Os dois portos estão conversando para ter uma linha direta entre os portos de Koper e Suape para se tratarem irmanamente”, conta o cônsul. Segundo ele, isso significaria um tratamento preferencial e diferenciado.
O cônsul argumenta que essa aproximação é muito importante porque Suape é o porto concentrador de cargas do Nordeste e o de Koper pode ser uma das entradas para a Europa Central.

De tudo que passa pelo Porto de Koper, 50% ou vai ou vem da Áustria e da Alemanha. O porto mais próximo de Koper é o de Trieste, localizado na Itália. “O Porto de Koper pode ser um hub (concentrador de cargas) para as mercadorias que saem de Pernambuco e vão para a Europa Central”, conta.

Linha

Hoje, não há linha direta entre Koper e Suape. As mercadorias que saem de Koper com destino a Pernambuco passam antes pela Itália para embarcarem, definitivamente, para o porto pernambucano.

A implantação de uma linha de navegação constante entre Koper e Suape também beneficiaria os produtores de frutas do Vale do São Francisco que, muitas vezes, escoam a produção por portos como Salvador ou Fortaleza por faltas de linhas de navegação que cheguem mais rapidamente à Europa.

A fruta é um produto muito perecível e os exportadores preferem mandar os contêineres para Pecém que é mais longe do que ter que esperar no Porto de Suape. A pesquisa Mapeamento das Exportações em Pernambuco mostrou que o Porto de Suape só é usado para escoar 37,31% de tudo que o Estado enviou ao exterior entre 2010 e 2015. O levantamento foi feito pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

O diretor de Planejamento e Gestão do Porto de Suape, Jaime Alheiros, argumenta que há uma articulação para a implantação de uma nova linha de navegação que ligue diretamente o Porto de Suape ao de Koper. Essa iniciativa poderia contribuir para uma maior exportação de frutas pelo porto pernambucano.

Fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/38936-conteiner-vindo-da-eslovenia-chega-em-junho-ao-porto-de-suape

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​