Realizar busca
- 18/09/2018 - 09:00
Como a inovação está provocando a democratização da educação

A educação está mudando e termos como educação à distância, lifelong learning e educação just in time (ou sob demanda) são cada vez menos ideias distantes e mais realidade. O modelo de educação tradicional começa a ser cada vez mais questionado: afinal, por que ficamos anos em um curso de graduação durante o qual vamos aprender diversas coisas que não serão úteis no futuro?

Chris Haroun, fundador da Haroun Ventures e professor de negócios best seller da Udemy, acredita que a revolução da educação é algo maravilhoso. “Meus filhos são a última geração que sentirá necessidade de ter graduação em universidades. Eu fico inspirado por eles, porque eles vão para o Youtube para assistir uma aula ou vão para o Google para pesquisar algo. Você não tem mais que sair de casa para ter uma educação sólida”, defende.

Educação online: o fim das universidades e o futuro do lifelong learning?

“Eu não acho que é o fim da educação em universidades como conhecemos. Existem certas habilidades que (para aprender) você precisa ir para a universidade, como por exemplo medicina. Mas quando estamos falando de habilidades para a vida, como habilidades para negócios, ou gestão de dinheiro pessoal, ou como conseguir um emprego é bom para online”, defende Haroun, que tem no portfólio alguns cursos como The Complete Financial Analyst Training & Investing Course, An Entire MBA in 1 Course, entre outros.

Nesse sentido, é certo que os cursos online tomarão uma parte gigantesca do mercado das universidades, tanto em relação a graduações, como também em educação continuada, ou seja, cursos depois da graduação, também conhecidos como lifelong learning. Lifelong learning nada mais é do que a aprendizagem ao longo da vida, em tradução livre -, termo que se refere a busca “contínua, voluntária e auto-motivada” do pela atualização conhecimento, seja em âmbito profissional, acadêmico ou pessoal.

“Eu acho que lifelong learning é aprender em pequenas porções e coisas específicas. No setor manufatureiro, nós vimos o sistema just in time, que é criar produtos sob demanda, exatamente quando o consumidor precisa. O mesmo será feito com a educação online: pequenas aulas sobre assuntos específicos, assim como as pessoas perguntando em fóruns e aprendendo com as respostas”, defende Chris Haroun.

Democratização da educação: um mundo cheio de Malalas

De fato, hoje a internet abriga diversos meios pelos quais é possível ter um aprendizado aprofundado (e certificado!), seja ele por meio de cursos mais abrangentes ou específicos. Exemplos disso são plataformas online como o Coursera, a Udemy e a Udacity, conhecidas ao redor do mundo por trazerem um conteúdo de qualidade, seja de universidades renomadas, especialistas conhecidos ou até de empresas que são referência global.

Mas não só a oferta compensa, como o valor também: cursos online também são muito mais acessíveis, muitas vezes sendo gratuitos. “Com a economia compartilhada, ao invés de você fazer um faculdade de 4 anos com mensalidades caras para pagar, você pode conseguir isso online e de graça ou então por um preço muito muito menor. A educação online é o futuro e democratiza (o acesso a) a educação”, explica Haroun.

Segundo o expert, três elementos essenciais para “consertar o mundo” são a tecnologia, a educação e a aceitação (que ele abreviou como TEA). Nesse sentido, Haroun acredita que hoje nós lutamos brigas que não entendemos e isso está com os dias contatos exatamente pela possibilidade de democratizar a educação.

“A coisa linda da educação online é que finalmente temos uma democratização da educação (…). O mundo pode mudar de dentro para fora, acho que (devido à democratização da educação) nós teremos milhares de Malalas surgindo e fazendo vídeos para o Youtube e dando cursos online por todo o mundo, em todos os países. E tudo muda de dentro para fora por meio da educação”, afirma ele.

Chris Haroun está vindo para São Paulo em setembro para falar sobre as maiores inovações do mundo no setor de inovação no Silicon Valley Conference, evento que traz os maiores especialistas do Vale do Silício. Garanta a sua vaga: inscreva-se já!

 

Fonte: StartSe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​