Realizar busca
- 18/10/2018 - 08:44
Com venda de veículos e melhora da indústria, atividade econômica do Ceará cresce 0,96%

Com influência dos resultados positivos nas vendas de veículos nos últimos 12 meses, a atividade econômica do Ceará medida pelo Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-CE) apresentou crescimento de 0,96% no período até agosto, de acordo com dados do Banco Central. O IBCR é considerado pelo mercado uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Além da venda de veículos, que impulsionou o comércio varejista ampliado, o economista e professor de Finanças da Universidade de Fortaleza (Unifor), Allisson Martins, avalia que a variação recebeu o impacto do crescimento de 1,4% da indústria cearense em 12 meses.

“Em contraste, os serviços recuaram 9,3% no Estado no período em análise, com praticamente todos os segmentos da atividade no campo negativo”, avalia Martins. Ainda de acordo com os dados do Banco Central, no mês de agosto, o IBCR-CE expandiu 1,69% na série observada e 0,31% na série livre de influências sazonais.

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) revisou, no início de setembro, a expectativa de crescimento para o PIB do Ceará em 2018, que passou de 2,6% para 1,6%.

Trimestre

No trimestre encerrado em agosto, a prévia do PIB apresentou avanço de 5,64% (série observada) na comparação com o trimestre imediatamente anterior. Já na comparação com igual trimestre de 2017, houve variação positiva de 0,81%.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​