Realizar busca
- 28/03/2017 - 11:02
AMAL dá mais um passo em prol da mobilidade urbana sustentável no Algarve

O projeto PAMUS – Planos de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável que privilegia a Ecovia do Algarve e a mobilidade suave foi aprovado esta semana pelo Conselho Intermunicipal da Associação de Municípios do Algarve (AMAL).

A Comunidade Intermunicipal do Algarve encontra-se a preparar uma candidatura, em parceria com os 16 municípios da região, ao programa Programa Operacional do Algarve CRESC 2020 no âmbito do PAMUS.

Com um investimento de 13,2 milhões de euros, e com um financiamento a 50% do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o projeto engloba a criação de vias cicláveis e pedonais, uma melhoria significativa nos transportes públicos e nas acessibilidades e a gestão de parques de estacionamento.

Em comunicado, a AMAL explica que o principal objetivo da candidatura ao CRESC 2020 passa por dar à população algarvia opções de mobilidade suave para as suas deslocações.

“Com uma clara preocupação em reforçar a aplicação prática do conceito de mobilidade sustentável na região, o plano aprovado pelos municípios e coordenado pela AMAL pretende incentivar, junto da comunidade, a utilização de formas de mobilidade mais eficientes, como o recurso a transportes coletivos de passageiros ou a opção por veículos não poluentes”, refere aquela entidade regional.

A criação, a consolidação, a expansão ou a revitalização da Ecovia do Algarve são pontos fortes deste plano que adapta o investimento a efetuar à situação atual de cada concelho e prevê ter a ciclovia concluída até o ano de 2020.

Para os concelhos que não são atravessados pela ciclovia serão apresentadas outras propostas de investimento nesta área.

No âmbito do Plano de Ação e Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE) está previsto um investimento de cerca de 2 milhões de euros para aplicar em vias cicláveis.

A AMAL é responsável pela coordenação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Transportes Intermunicipal, integrado na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial e explica que na capacitação da Autoridade de Transportes Intermunicipal, uma nova valência assumida pela Comunidade Intermunicipal.

Fonte: http://regiao-sul.pt/2017/03/28/sociedade/amal-da-mais-um-passo-em-prol-da-mobilidade-urbana-sustentavel-no-algarve/376803

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​