Realizar busca
- 11/07/2018 - 08:45
16 dos maiores líderes do Vale do Silício revelam o que diriam ao seu “eu” adolescente

Os empreendedores que comumente associamos às empresas de tecnologia de maior sucesso atualmente já foram nomes relativamente desconhecidos. Porém, mesmo que as coisas tenham dado certo na jornada desses grandes executivos, há sempre algo que desejamos que tivesse sido diferente. Então, se eles pudessem fazer tudo de novo, eles fariam diferente?

A resposta a essa pergunta diz o que jovens empreendedores precisam aprender com as pessoas que, aos olhos da imensa maioria, “chegaram lá”. Os líderes da indústria de tecnologia são bem-sucedidos porque resolveram fazer algo de uma maneira que ninguém mais fez e, por isso, o conselho que eles dariam aos seus “eus” mais jovens é de grande valia para quem está começando agora na indústria.

Abaixo, está o conselho que 16 líderes da indústria de tecnologia dariam aos seus “eus” adolescentes:

A esperteza não é unidimensional e não é tão importante quanto pensei que fosse naquela época

Durante o Reddit AMA do ano passado, um usuário chamado UncomfortableChuckle perguntou a Bill Gates: “Se você pudesse dar um conselho ao Bill Gates de 19 anos, qual seria?”.

“Eu explicaria que a inteligência não é unidimensional e não é tão importante quanto eu achava que era naquela época. Eu diria que você pode explorar o mundo em desenvolvimento antes de chegar aos seus quarenta anos. Eu não era muito bom socialmente naquela época, mas não tenho certeza se há algum conselho que consertasse isso – talvez eu precisasse ser desajeitado e apenas crescer”, respondeu Bill Gates.

“Encontre o trabalho que você ama e acredita que você pode fazer qualquer coisa”

Sheryl Sandberg foi questionada sobre o que falaria caso pudesse dar um conselho aos jovens e a COO do Facebook reservou um tempo para apresentar uma resposta detalhada, na forma de três conselhos ao invés de um.

  1. Encontre o trabalho que você ama: Quando você acredita no que você está fazendo, você pode combinar paixão com trabalho – e isso é um verdadeiro presente. Continue tentando e você vai encontrar o que você gosta de fazer… e uma vez que você fizer isso, você vai ter muito sucesso;
  2. Acredite que você pode fazer qualquer coisa: Isso é importante para todos mas, especialmente, para as mulheres. Não deixe ninguém dizer que você não pode ter uma carreira profissional significativa e uma vida pessoal gratificante. Quando você ouvir alguém dizer que você não pode fazer algo, saiba que você pode e comece a descobrir como fazer isso;
  3. Não há caminho direto para onde você está indo: Se você tentar desenhar essa linha, não apenas errará, como também perderá grandes oportunidades. Como diz Pattie Sellers, da Fortune Magazine, as carreiras não são escadas, mas sim academias na selva. Você não precisa ter tudo planejado, por isso eu recomendo adotar objetivos simultâneos.

Um estilo de vida mais saudável, no final das contas, torna a pessoa mais criativa e permite pensar de maneira mais coesa”

Essa foi a resposta que Jack Dorsey, fundador e CEO do Twitter, deu quando foi questionado sobre o assunto em 2016. “Quando eu era jovem, não entendia o valor do exercício ou da saúde e como isso afetava meu intelecto”, acrescentou. “Acho que foi útil para mim ir a todos os extremos para encontrar o equilíbrio que tenho agora, mas gostaria de ter me concentrado mais e ter sido mais saudável no passado. Um estilo de vida mais saudável, em última análise, torna a pessoa mais criativa e permite pensar de maneira mais coesa”, completa. 

“As pessoas gastam muito tempo tentando não cometer erros, mas você não deve se esforçar para estar certo sobre tudo”

Durante uma sessão de perguntas e respostas em 2015, desenvolvida e divulgada pelo próprio Facebook, Mark Zuckerberg disse a seguinte frase: “Você vai cometer erros, não importa o que você faça. As pessoas gastam muito tempo se concentrando em não cometer erros ou tentando não se arrepender, mas elas não devem se esforçar para estar certo sobre tudo”, diz. 

“Pergunte a si mesmo se você quer realmente o prêmio”

Peter Thiel, sócio do Founders Fund, ex-PayPal e primeiro investidor do Facebook, deu uma entrevista para a Intercollegiate Review, em 2015, e durante a entrevista acabou sendo questionado sobre o que diria ao Peter adolescente. “Antes de ser arrastado pelos competidores que definem tanto da vida, é importante perguntar a si mesmo se você quer realmente o prêmio que está sendo ofertado naquele momento”.

“A alegria está na jornada”

Tim Cook  é um dos líderes de tecnologia mais bem-sucedidos no mundo. Quando questionado sobre o conselho que daria ao Tim Cook mais novo, o CEO da Apple respondeu que a grande alegria de um empreendimento está na jornada. Cook disse isso várias vezes – durante um discurso de formatura para Auburn, por exemplo –, mas mais recentemente fez essa afirmação em março.

“Não importa o que você escolher, construa coisas e se envolva com pessoas inteligentes”

O CEO do Y Combinator, Sam Altman, afirma que, normalmente, os jovens precisam decidir entre ir para uma faculdade, começar a trabalhar em uma empresa ou iniciar sua própria startup. “O segredo é que qualquer uma dessas opções podem ser corretas, com base nas circunstâncias específicas de cada uma. O ponto crítico é que, geralmente, as pessoas querem fazer a coisa que é mais provável que obtenham um caminho propício para fazer algo grande”, diz.

Mas, para ele, não importa o que uma pessoa escolher. “Apenas construa coisas e se envolva com pessoas inteligente”, diz. Segundo ele, fazer coisas grandes podem ter significados diferentes dependendo da perspectiva que se olhe. “Fazer projetos de código aberto durante a faculdade, criar uma startup ou um novo processo de vendas na empresa em que trabalha. Mas, obviamente, ficar sentado conversando com seus amigos sobre como seria se construísse um site juntos não conta como fazer alguma coisa”, diz.  

“Seja sincero com você mesmo”

O apresentador Shivad Singh estava compilando respostas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo em relação a conselhos que os mesmos dariam para os jovens. O CEO da Zappos, Tony Hsieh, respondeu o e-mail do apresentador dizendo que, para ele, o importante é a sinceridade. “Seja sincero com você mesmo, tanto nos negócios quanto na vida em geral… se você fizer isso, e transmitir isso para o mundo, com o tempo, as pessoas certas irão encontrá-lo”, diz.

“Não desanime quando as coisas não saírem como você esperava”

“É muito fácil – na vida ou no trabalho – reagir de forma exagerada, pensar que os problemas indicam que você é incapaz ou que o projeto que empreendeu está fadado ao fracasso” , diz Justin Rosenstein, cofundador da Asana. “Mas quase todo empreendimento envolve um fluxo constante de dificuldades e erros imprevistos. A chave é não enlouquecer, apenas lidar calmamente com cada problema, um de cada vez, até alcançar o resultado desejado, ou se sentir inspirado a escolher um novo. Com a experiência, você aprenderá a enxergar o quadro maior, menos perturbado pelos altos e baixos da vida”.

Desfrute de falhar rápido”

Aicha Evans é vice-Presidente Sênior e Diretora de Estratégia da Intel – a executiva é responsável por conduzir a estratégia da empresa à longo prazo, focando em transformar a Intel em uma empresa ágil e centrada em dados. Quando questionada sobre o que falaria para a Aicha adolescente, a executiva afirma que falaria sobre a importânca de não gastar muito tempo tentando entregar o melhor produto. “Desfrute de falhar rápido ao invés de gastar tanto tempo descobrindo como ser perfeito, ou pior, ficar paralisado pelo medo de ser perfeito”, diz.

“Dê o próximo passo”

Joe Gebbia é o co-fundador e CPO da Airbnb, além de atuar no Conselho de Administração e na equipe executiva da empresa e liderar a Samara, o estúdio interno de design e inovação da Airbnb. O conselho de Gebbia é: dê o próximo passo. “Não há necessidade de dizer mais nada. Apenas dê o próximo passo”, diz.

Nunca veja que ser diferente é uma falha”

“Nunca veja que ser diferente é uma falha ou pense que algo está errado com você. Ser diferente é o maior triunfo que uma pessoa pode ter e a ajudará a ter sucesso”. O trecho veio de uma carta, intitulada como “Minha carta para meu jovem disléxico”, que Richard Branson, fundador do Virgin Group, escreveu para o seu eu adolescente.

Tudo fica melhor”

“Tudo fica melhor… é importante aprender coisas novas e expandir seus horizontes”, a frase é do Joel Spolsky, CEO da Stack Overflow. De acordo com a Forbes, o executivo estava se referindo à aula de antropologia que cursou na faculdade para preencher um crédito obrigatório. Ele disse que era chato na época, mas ensinou muito sobre como fazer empresas baseadas e motivadas por ajudar pessoas.

“Quanto menos você precisar gastar por mês, mais fácil será seguir esses sonhos”

De acordo com Jimmy Wales, cofundador da Wikipedia, quer seja uma mudança de emprego ou um sonho empreendedor, quanto menos uma pessoa precisar gastar por mês, mais fácil será seguir esses sonhos. “Acho que uma das coisas que a maioria das pessoas de 21 anos de idade deve fazer é reconhecer que é possível fazer escolhas de vida que controlam suas despesas, e que controlar suas despesas é um dos passos mais cruciais para o tipo de independência financeira que as pessoas precisam  para seguir seus sonhos no futuro”. Sua regra favorita para este conselho? Nunca se endivide para financiar qualquer coisa luxuosa. Segundo ele os jovens devem apenas gastar dinheiro com investimentos necessários, como educação.

‘Não’ é muitas vezes apenas o ponto de partida

Segundo Kathryn Minshew, cofundadora e CEO da The Muse, os “nãos” que um jovem empreendedor recebe na vida são apenas o início de tudo. “E a maioria das carreiras vale a pena envolver uma quantidade razoável de determinação e coragem. Se você recebeu um não, tente de novo”, disse.

“Se sinta bem com as coisas se acumulando ao longo do tempo”

Matt Mullenweg, criador do WordPress, disse ao Product Hunt que é necessário se sentir bem com as coisas se acumulando ao longo do tempo. “Isso é algo que eu não apreciei até pouco tempo e sinto que isso, há algumas décadas à frente, precisará existir no mundo para construir as coisas. Uma das melhores coisas que fiz então foi evitar qualquer impressão ou capitalização da minha idade (na medida do possível), porque a juventude é um recurso efêmero e apenas uma novidade nos negócios”, diz.

Certifique-se de ‘notar’ idéias quando você as tiver”

“Pare. Aproveite o tempo para considerá-las seriamente. E se, seu instinto lhe disser que elas são convincentes, seja destemido em sua busca”, disse Tim Westergren, co fundador da Pandora, em uma entrevista à Frobes. “Mas para a maioria das pessoas, a ideia de perseguir uma paixão pessoal ou ser empreendedor é simplesmente algo que elas não pensam sobre si mesmos porque estamos tão programados para trilhar caminhos bem trilhados. Mas vivemos a vida apenas uma vez. Então, ao invés de evitar o risco de tentar, evite o risco de não tentar. Nada é mais assombroso do que pensar “Eu gostaria de ter feito…”, finaliza.

Não se trata de criar todos os recursos ou entender tudo da primeira vez”

“Trata-se de criar a melhor experiência personalizada para sua comunidade e empresa”, disse o O CEO do SoundCloud, Alex Ljung. Ljung disse, frequentemente, faz referência a uma citação que T.S Eliot teria usado: “Se eu tivesse mais tempo, eu teria escrito uma carta mais curta”. O CEO do SoundCloud diz que utiliza essas frases quando precisa tomar decisões sobre liderança, design e produto.

 

Fonte: Startse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​