Realizar busca
- 25/11/2019 - 07:00
1 advogado para cada 174 brasileiros

Essa é a proporção do número de advogados para cada cidadão brasileiro. São 1,2 milhão de advogados para 209 milhões de habitantes.

No ritmo atual de crescimento, em 2023 serão 2 milhões de advogados, o que gera uma proporção de 1 advogado para cada 105 pessoas.

Levando-se em conta que 27% da população brasileira tem menos de 18 anos, sobram 76 pessoas para cada advogado. Ou seja, o mercado está completamente saturado em relação ao número de advogados no país.

E isso se traduz nesse cenário: 30% dos escritórios abertos nos últimos 10 anos já fecharam. Os motivos principais são a falta de clientes e a competitividade por preço.

Está claro que ser um bom profissional não é mais garantia de sucesso. O advogado precisa aprender sobre negócios e se posicionar como um empreendedor.

Dentro das regras da OAB, o advogado precisa aprender como captar clientes de forma ativa e precisa se posicionar como uma autoridade na profissão, gerando conteúdo qualificado, distribuído através de artigos e redes sociais.

Os escritórios de advocacia precisam ser vistos como empresas. E fazer gestão de pessoas, aprender sobre marketing digital, incorporar o espírito empreendedor e entender como ser mais produtivo é essencial.

Esse, aliás, é o propósito do curso Gestão Inovadora para Advogados, criado pela StartSe para ajudar os advogados nesse processo de desenvolvimento.

Só através de uma gestão focada em inovação e empreendedorismo será capaz de garantir escritórios cheios, boa remuneração e destaque num mercado tão competitivo e saturado.

Fonte: StartSE

Clima

 

Cotação


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.
​​